4 dicas sobre como controlar corretamente a concentração básica

4 dicas sobre como controlar corretamente a concentração básica

 

O teste de vazamento é um processo muito importante para o controle de qualidade da peça. Se você investir em equipamentos e tempo para realizar o teste de vazamento, você também deve se esforçar para atingir a confiabilidade máxima dos resultados do teste de vazamento.

A manutenção de bons níveis de concentração de gás traço básico é muito importante para obter resultados confiáveis. A menor taxa de vazamento detectável em testes de vazamento depende, em grande parte, da concentração básica do gás traçador. Embora os detectores de vazamento detectem apenas mudanças na concentração do gás traçador, concentrações de base mais altas também tendem a mostrar flutuações absolutas mais altas. Realizar testes de vazamento para detectar pequenos vazamentos de gás em altos níveis básicos é como tentar ouvir o menor sussurro enquanto ouve rock em um volume alto.

  1. Controle de ar no centro de detecção de vazamentos.

As peças devem ser esvaziadas e preenchidas com gás traçador antes do teste de vazamento. Este gás marcador deve ser purgado ou recuperado da peça após o teste de vazamento. Para conectar o equipamento de enchimento ou recuperação, muitos clientes usam conectores de engate rápido. Por design, esses conectores liberam uma pequena quantidade de gás traçador durante a desconexão (um pequeno volume dentro do conector armazena algum gás traçador que é liberado quando se abre quando desconectado). Essas pequenas quantidades podem aumentar durante o dia e fazer com que a concentração básica aumente. Idealmente, o processo de enchimento e recuperação deve ser feito separadamente do centro de teste de vazamento para que o gás liberado não atinja o centro de teste real.

No entanto, em muitas aplicações automotivas, as peças são preenchidas e purgadas dentro do centro de teste para obter alto desempenho (com os conectores conectados durante todo o processo de teste de vazamento). Nesse caso, é importante ter boa ventilação na área de teste. Hélio / hidrogênio não sobe para o teto da sua área de teste como um balão inflado faria. O gás traçador forma nuvens que se movem. Como ambos os gases traçadores tendem a se mover para cima, recomenda-se fornecer ar fresco pela parte inferior e colocar a exaustão na parte superior do centro de teste.

  1. Não ventile a área de teste.

Após o teste de vazamento, a parte das linhas de fornecimento de gás deve ser desconectada. Se você abrir o conector somente após o teste, o preenchimento de hélio será descarregado no ambiente de teste devido à sobrepressão na peça. Isso fará com que algumas nuvens de gás traçador contaminem a área de teste. Existem duas opções:

Recupere o gás traçador da peça antes de abrir os conectores. Isso também economizará o hélio, já que o gás recuperado pode ser reutilizado nos ciclos de teste a seguir e, assim, reduzir o custo do hélio que você usa. Isto é especialmente recomendado se você usar um gás marcador puro.

Se você usar gás traçador diluído e não quiser recuperá-lo, certifique-se de que o gás liberado pela peça seja ventilado para a parte externa do prédio e não próximo à entrada do compressor de ar.

 

  1. Verifique regularmente se há vazamentos nas conexões e linhas de suprimento.

Para preencher e recuperar o gás traçador, você precisa de conectores, válvulas, reguladores de pressão e / ou linhas de fornecimento. Algumas válvulas de gás permitem que o gás escape para o exterior por padrão, mas elas têm uma conexão para absorver esse vazamento de gás. Todos eles podem apresentar vazamentos com a passagem do tempo, o que pode contribuir de maneira constante para a concentração básica do gás traçador. Portanto, é uma boa idéia usar um detector de vazamento e verificar esses pontos regularmente quanto a vazamentos e, se houver vazamentos, repará-los. Note que os tubos de gás devem ser revestidos com metal.

 

  1. Teste de vazamento grosseiro antes do teste de detecção de vazamento capilar.

Um vazamento brusco na peça pode liberar grandes quantidades de gás traçador se não for detectado. Portanto, uma boa prática é realizar um teste de vazamento durante o processo de enchimento. As peças devem ser esvaziadas antes do enchimento (para permitir o preenchimento completo com gás traçador). Depois de esvaziar e antes de encher com gás traçador, não se esqueça de observar a pressão de esvaziamento por alguns segundos. Se a pressão de esvaziamento aumenta durante este tempo de retenção, a peça tem um vazamento aproximado. Neste caso, não encha a peça com gás traçador para evitar a liberação desnecessária de gás traçador. Muitas estações de serviço já oferecem essa função como um procedimento de rotina. Verifique se você usa essa função no seu processo.

Além disso, você pode observar o alarme que indica a presença de vazamento do detector de vazamento, interromper o processo imediatamente após a ativação ser excedida e remover a parte com vazamento da área de teste de vazamento. Não espere o sinal atingir o seu máximo. Entre em contato conosco se tiver problemas com a concentração básica de gás traçador. Os especialistas da INFICON irão ajudá-lo a encontrar a (s) causa (s) da sua alta concentração básica e ensiná-lo a evitá-lo. Entre em contato conosco>>

 

Este artigo é uma tradução. Os dados originais são expostos aqui abaixo.

Original: [https://newsletters.inficon.com/AUTOTEST/June2018/ControlYourHeliumBackground.html – 4 Tips on how to properly control your background]

Autor: [© INFICON]