Dez erros mais comuns no teste de vazamento. Erro 7

Erro 7: os testadores não sabem o que estão realmente medindo

Usando um método de medição reprodutível como um teste de vazamento integral, em vez de continuar a confiar na mera percepção de um testador humano é um grande passo na direção certa. É importante saber o que você está realmente medindo e qual meio de teste está sendo usado. Ocasionalmente, as taxas de vazamento são especificadas para o ar, mas o hélio possui uma viscosidade dinâmica ligeiramente maior do que o ar. Se a taxa de vazamento for especificada para o ar, mas o hélio está sendo usado, os dados de conversão apropriados devem ser usados ​​para fornecer uma taxa de vazamento mais precisa. Se você quiser medir a taxa de vazamento em gramas por ano de uma unidade de ar condicionado com um teste de vazamento integral (massa de escape por ano), tenha em mente que o instrumento de medição de hélio usado para o teste pode, em determinadas circunstâncias, indicar um fluxo de volume de Helium em mbar ∙ l / s Existem dispositivos que realizam uma conversão automática, como o Protec P3000 (XL).

Os fatores de conversão exatos dessas unidades resultam dos diferentes pesos moleculares do refrigerante. Se, por razões de custo, o teste é feito com misturas de hélio diluídas, as concentrações de hélio que podem ser medidas são diferentes. Isso deve ser levado em consideração ao interpretar os resultados da taxa de vazamento.

Além disso, os requisitos de aperto sempre se aplicam a uma pressão de operação específica. A pressão que é usada para o teste freqüentemente se desvia. Pode ser maior ou menor do que a pressão de operação posterior da peça de prova, o que também faz uma conversão adequada da taxa de vazamento necessária.

Também seria um erro grave equiparar uma taxa de vazamento com uma concentração de gás indicada em alguns instrumentos como partes por milhão (ppm). A concentração é um instantâneo; indica apenas quantas partículas estão em um determinado espaço em um determinado momento. A taxa de vazamento indica, no entanto, o tamanho do fluxo de volume através de um vazamento.

Entre em contato conosco se desejar que nós o ajudemos a melhorar seu processo de teste de vazamento. Contato>>

 

Este artigo é uma tradução. Os dados originais são expostos aqui abaixo.

Original: [https://www.inficon.com/en/markets/automotive/e-book/ – Ebook Guide to Leak Testing for the Automotive Industry]

Autor: [© INFICON]